
Como montar seu currículo para Navios de Cruzeiro

Como montar seu currículo para Navios de Cruzeiro
No post anterior eu te mostrei como escolher seu cargo no navio e hoje vou te mostrar como montar um bom currículo para poder aplicar para esse emprego no navio de cruzeiros.
Depois de decidir para qual posição você quer aplicar, chegou a hora de montar o currículo. Antes de qualquer coisa: ele tem que ser em inglês. Independentemente de estar aplicando para esse emprego através de uma agência de recrutamento, o currículo precisa ser feito e inglês e elas costumam exigir isso.
Uma ótima dica é procurar por exemplos de currículo no Google, procure por “Resume samples” e use algum modelo como base, adapte suas informações e experiências.
Criando o meu currículo
Vou usar o meu exemplo para essa situação. Fiz faculdade de Moda (parei antes de terminar) e estava cursando Publicidade e Propaganda quando decidi trabalhar em navio. Em ambos os cursos eu tinha tido aula de fotografia. Fotos sempre foram minha paixão e meu hobby, então eu levava jeito para a coisa e sabia que poderia trabalhar com isso, pois entendia do assunto e tinha muita determinação para aprender mais. Eu sabia que simplesmente colocar no currículo que tinha estudado fotografia em duas faculdades que não terminei, não ia me adiantar de nada.
Aí entra a parte que EU fiz e deu certo COMIGO, só e somente porque eu sabia que era capaz de exercer aquilo que me estava sendo solicitado – tirar fotos – e jamais deixaria a companhia na mão. Não estou influenciando ninguém a fazer o mesmo que eu, se você pensar em fazer algo do tipo que eu fiz, faça POR SUA CONTA E RISCO!
Montei meu currículo com três empresas fictícias no ramo da fotografia. Dentro das experiências que eu descrevi, adicionei aquilo que as empresas diziam ser necessário para a posição e aquilo que eles procuravam em candidatos. Criei nomes e telefones, até mesmo contatos. Currículo bonitinho, todo em inglês! Enviei!
Como eu já disse anteriormente, eu fiz, pois sabia que tinha capacidade e determinação de exercer o cargo, não acho certo mentir, mas infelizmente eles não aceitavam candidatos sem três experiências anteriores. Não recomendo que você faça isso.
O que colocar no seu currículo
Procure saber o que a companhia espera que você saiba para trabalhar no cargo que você escolheu. Exemplo: Se a empresa pede que você tenha experiência em limpar vidro com o rodo mágico, você tem que escrever que na empresa que você trabalhou você utilizava o rodo mágico. Exemplo bobo, mas que faz a diferença na seleção. Já falei antes e vou falar de novo, só coloque aquilo que você já fez ou que tem certeza que sabe fazer muito bem.
O que não pode faltar:
– Nome, idade, nacionalidade
– Telefones e email para contato
– Formação: sua faculdade
– 3 empregos/experiências anteriores na área com descrição detalhada do que você fazia
– Cursos na área
Dica quente: Foto geralmente é legal colocar, apesar de não ser obrigatório. Coloque foto sorrindo e com o fundo branco. Toda empresa procura funcionários de bem com a vida!
Um bom currículo não passa de uma página, no máximo duas, você não precisa escrever um livro para pedir emprego. Seja sempre educado e MUITA ATENÇÃO COM O INGLÊS. Eles estão te avaliando em tudo, então cheque palavra por palavra para nã enviar um currículo com erros gramaticais.
Outra dica quente: envie o currículo salvo em PDF, assim ninguém vai alterar suas informações no meio do percurso!
Cover Letter
No Brasil nós estamos acostumados à enviar o currículo para as empresas sem mais nenhuma informação, muitas vezes deixamos que eles decidam o cargo por nós. Mas para empregos nos Estados Unidos, nos navios e em muitos outros países é preciso enviar uma Cover Letter junto com o currículo. Mas o que é cover letter?
A cover letter é uma carta de apresentação, um breve resumo sobre você e sobre sua experiência. É importante escrever o cargo para qual você está aplicando, a experiência que você tem na área e porque você vai adicionar à empresa caso seja contratado. Eu recomendo que você crie uma cover letter diferente para cada vaga que você vai aplicar, colocando o nome da empresa e adaptando as palavras para o cargo e a razão para te contratarem.
Caso tenha dúvidas de como criar a sua, faça como indiquei lá no início, procure modelos de cover letter no Google e se inspire nelas – não copie da internet.
Currículo pronto e corrigido, bora enviar!
Me acompanhe por aqui e pelo Instagram @giovanaquaglio onde vou compartilhar tudo sobre esse mundo de trabalhar em navios de cruzeiro.
Se inscreva no meu canal do youtube!

Como escolher seu cargo no navio
Você pode gostar

Primeira entrevista para trabalhar no navio
24/04/2019
Entrevista com a Image para Fotógrafo de Cruzeiros
24/04/2019